Como obter um Certificado Digital
A obtenção de um Certificado Digital é um procedimento que deve ser realizado junto a uma Autoridade Certificadora (AC), que é em termos digitais o correspondente a um cartório que faz o registro de uma firma para assinaturas de documentos de "próprio punho".
É importante ressaltar que não é papel da Secretaria de Fazenda do GDF emitir Certificados Digitais. A emissão, renovação e revogação de certificados deve ser realizada por uma empresa autorizada pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. É pré-requisito que esta Autoridade Certificadora esteja subordinada à hierarquia da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a ICP-Brasil.
No site dessas Autoridades Certificadoras você encontrará maiores orientações sobre os procedimentos a serem seguidos para obtenção de um Certificado Digital. Em linhas gerais, os passos são os seguintes:
1) Acesse o site da Autoridade Certificadora;
2) Escolha o tipo de Certificado que deseja e preencha o formulário disponibilizado;
3) Realize o pagamento do Certificado;
4) Compareça a uma Autoridade de Registro indicada pela Autoridade Certificadora para validação de seus documentos.
Informações específicas ou dúvidas sobre como utilizar Certificados Digitais na Agênci@Net podem ser obtidas em outras seções deste portal.
Apresentamos a seguir a relação de sites de Autoridades Certificadoras subordinadas à ICP-Brasil e que comercializam Certificados Digitais:
Caixa Econômica Federal
CertiSign
PRODEMGE
SERASA
SERPRO
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